Perfil Sociodemográfico, Padrão de Consumo e Prevalência de Ansiedade e Depressão de Dependentes Químicos no Hospital Cantareira em São Paulo

Perfil Sociodemográfico, Padrão de Consumo e Prevalência de Ansiedade e Depressão de Dependentes Químicos no Hospital Cantareira em São Paulo.

 Autora: Luciana de Souza Padua

Orientação: Clarice Sandi Madruga, PhD

Coordenação do Curso: Marcelo Ribeiro, PhD

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo, SP – Brasil

Contato: lucpadua@gmail.com

 

RESUMO

 

Objetivos – O presente estudo objetivou caracterizar o perfil sociodemográfico, o histórico de consumo de substâncias psicoativas e rastrear indicadores de ansiedade e depressão dos pacientes em tratamento no Hospital Cantareira em São Paulo, Capital.

Método – A população deste estudo constituiu-se por 26 pacientes com mais de 18 anos, de ambos os sexos. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo realizado no período de fevereiro a abril de 2015. Utilizou-se um questionário padronizado sobre o perfil sociodemográfico e contendo dados sobre o consumo de substâncias psicoativas e a Escala HADS “Hospital Anxiety and Depression Scale”.

Resultados – A idade média encontrada foi de 31,85 anos, a maioria do sexo masculino (80,77%), solteiros (63,38%), 34,62% tinham ensino superior completo, 57,69% trabalhavam, 34,62% renda entre 1 a 2 salários mínimos, com apoio familiar (96,15%) e 76,92% moravam com a família, procuraram ajuda por uso/abuso de cocaína 30,77% iniciaram o consumo de substâncias com idade entre 12 a 15 anos, sendo 53,85% com álcool e 53,85% maconha. Atualmente 65,38% não fazem uso regular de maconha. Observou-se que 53,85% apresentaram sintomas de ansiedade e 23,08% sintomas de depressão.

Conclusão – O início de uso de substâncias se deu com o consumo de álcool e maconha precocemente levando à consequências em várias áreas da vida do sujeito e à presença de comorbidades. É importante que ocorram estudos sobre este tema para que estratégias de intervenção possam ser desenvolvidas.

 

Palavras-Chave: Dependência química; Comorbidades psiquiátricas; Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Tratamento, Ansiedade, Depressão, São Paulo

Acesse o artigo na íntegra aqui

Compartilhe