O Perfil dos Pacientes em Tratamento no CRATOD – Enfoque no Suporte Social

Autores: Márcia Eleodorio, Maria Pinheiro Feitosa da Mota e Maria Sueli Hilario

Resumo

Trata-se de estudo observacional, transversal e quantitativo realizado com usuários dependentes de substâncias psicoativas que vieram buscar ajuda no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (CRATOD), na região central de São Paulo.

O estudo teve como objetivos descrever o perfil sociodemográfico dos pacientes em tratamento, o histórico de consumo de drogas e histórico de tratamento. Utilizou-se como instrumento avaliativo um questionário contendo vinte e quatro questões para discriminação dos aspectos sociais e do perfil dos pacientes em tratamento no CRATOD.

Os resultados evidenciaram que a maioria dos pesquisados são do sexo masculino(81%), jovens e em fase produtiva da vida, mas com uma trajetória de vida com significativas perdas (52%não possuem renda), prejuízos e com quebra de vínculos familiares.

O estudo permitiu uma aproximação maior com o contexto de vida do paciente, gerando evidências e conteúdos que servirão como subsídios para realização de ações de promoção da saúde biopsicossocial do paciente, com vistas a intervenções técnicas mais eficazes

Palavra Chave: Suporte Social, Álcool e outras drogas, tratamento.

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

Compartilhe