Depressão e Ansiedade entre Membros de Grupos de Narcóticos Anônimos no Centro da Capital de São Paulo

Autor: Myriam Baraldi e Marcelo Ardila

Resumo

A presente pesquisa busca levantar dados sobre o perfil sociodemográfico, bem como indicadores de depressão e ansiedade em membros de Narcóticos Anônimos na cidade de São Paulo.

Foi utilizada uma amostra de 43 indivíduos, homens e mulheres, entrevistados em três diferentes grupos de NA no Centro da Capital de São Paulo. Foi aplicado um questionário padronizado para a investigação de características sociodemográficas e histórico de uso de substâncias. A Escala HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale) também foi utilizada para o rastreamento de indicadores de ansiedade e depressão.

Os resultados apontaram que a maioria (77%) dos participantes eram homens, solteiros com idade média total de 35 anos. A maior parte tinha segundo grau completo e sustento próprio e moravam com a família. Quase metade da amostra relatou já ter tido problemas na Justiça. A idade média de início do consumo de álcool foi de 11 anos; 14 anos para maconha; 17 anos para cocaína e crack aos 20 anos.

Entre os entrevistados quase um terço apresentou indicação para algum nível de transtorno depressivo (39.5%) e a maioria (72.1%) apresentou indicação para ansiedade. Conclui-se que a identificação de comorbidades no tratamento da dependência química é importante para guiar a elaboração de estratégias de prevenção à recaída.

Palavras-chave: dependência, química; ansiedade; depressão; HADS.

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

Compartilhe