Características Sociodemográficas, Sintomas Depressivos e Ansiosos entre Homens Adultos em Regime de Internação na Comunidade Terapêutica Gabata em São Roque, SP

Autor: Luisa Cielavin Machado Fernandes

Resumo

O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos em pacientes com duplo diagnóstico, sendo um deles a dependência química.

Foi realizado um estudo transversal, com uma amostra de 48 homens em regime de internação na Comunidade Terapêutica GABATA, em São Roque-SP. Os instrumentos utilizados foram a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e um questionário padronizado sobre perfil sociodemográfico e consumo.

Observou-se através das entrevistas realizadas que os residentes possuem em média 38 anos. As drogas que mais os levaram a buscar tratamento são o uso apenas do álcool e o uso associado de cocaína, crack e álcool. Mais da metade da população entrevistada possui alguma indicação de ansiedade e menos da metade possui alguma indicação de depressão. A identificação de comorbidades é útil no para o tratamento da dependência química para o desenvolvimento de um tratamento mais focado nas necessidades do paciente e também útil na prevenção à recaída.

Palavras-chave: Dependência Química, Ansiedade, Depressão, HADS, Tratamento

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

Compartilhe