Descrição do Perfil Sociodemografico, Padrão de Consumo de Substâncias e Histórico de Tratamentos para Dependência Química entre Pacientes Atendidos no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD)

Autores: Bianca Moreno Santiago e Paulo Henrique Nunes da Silva

Resumo

O uso de substâncias químicas, à exceção do tabaco, tem aumentado no território nacional, com o álcool, o tabaco, a maconha e o crack apresentando os maiores índices de consumo. O impacto da dependencia química na saúde pública Brasileira é alarmante.

É sabido que a participação da família no tratamento do usuário de substâncias químicas tem efeitos positivos na retenção ao tratamento e na promoção da abstinência. Com base nisso, foi realizada uma pesquisa no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) para traçar o perfil sociodemográfico dos usuários com entrada neste serviço e também identificar o vínculo existente entre o dependente químico e sua família.

Este de estudo pretende prover informações que podem contribuir para a melhoria do serviço oferecido pela Instituição que o aplica. Como principais resultados deste trabalho, foi obtido que quase 80% dos voluntários não podem contar com a participação da família no tratamento. Além disso, quase 60% estão em situação de rua, evidenciando frágeis vínculos familiares. Corroborando com achados anteriores, foi demonstrado o isolamento do dependente químico no processo da drogadição. Mais estudos devem ser realizados para confirmar os achados desta pesquisa.

Palavras-chave: Família. Dependência química, Crack, Tratamento, CRATOD.

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

 

Compartilhe