Traçando um Perfil dos Usuários do Programa Recomeço: Perfil Sócio demográfico e Histórico do Tratamento de uma Amostra de Pacientes do CRATOD
Autores: Letícia Gonçalves Said, Maria Aparecida Ferreira Custódio
Orientação: Clarice S. Madruga, PHD
Coordenação do Curso: Marcelo Ribeiro, PHD
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)
Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD
São Paulo, SP – Brasil
Contato: leticia.mgoncalves@hotmail.com
Resumo
Esta pesquisa pretende descrever o perfil dos usuários do Programa Recomeço o qual atende usuários de drogas especialmente o crack, e seus familiares. Foram entrevistados 61 pacientes do Centro de Referência do Álcool, Tabaco e outras Drogas que responderam um Questionário de 20 perguntas sobre o histórico de tratamento, uso de drogas e o perfil sociodemográfico. As entrevistas revelaram: maioria sendo do sexo masculino (92%), idade predominante entre 18 e 30 anos(31%) com dependência de álcool (isoladamente – 20% –, ou concomitante com outras drogas – 39%). Mais da metade considera ter problema com drogas há mais de cinco anos, não possuem renda e a família não participa do tratamento (64%). Procuram ajuda há menos de um mês 38%. O Ensino Fundamental não foi completado por 31%; encontram se em situação de rua 44% e 30% não contam com ninguém em situações de emergência.
Palavras-chave: Dependência química. Crack. Internação psiquiátrica. Reabilitação. Reinserção social. Programa Recomeço. CRATOD.
Acessar artigo na íntegra aqui