Título: O Consumo de Estimulantes do Tipo Anfetamina (Amphetamine-Type Stimulants – ATS) na População Brasileira: Dados do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD)

O Consumo de Estimulantes do Tipo Anfetamina (Amphetamine-Type Stimulants – ATS) na População Brasileira: Dados do II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD).

Autores: Luciana Massaro

Orientação: Clarice S Madruga, PhD

 

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo, SP – Brasil

Contato: lucianatsmassaro@gmail.com.br

 

Resumo

O consumo de estimulantes do tipo anfetamina (Amphetamine-Type Stimulants – ATS) no Brasil é um tema novo e controverso com escassa informação, tanto para a classificação das substâncias, quanto para os padrões de consumo. Objetivos: Descrever a partir dos dados do II LENAD, o consumo de ATS em uma amostra representativa da população brasileira bem como investigar possíveis associações do consumo com fatores sociodemográficos e uso de outras substâncias psicoativas. Método: Estudo transversal repetido que entrevistou uma amostra com 4607 indivíduos, elegidos por amostragem probabilística, com 14 anos ou mais, de ambos os sexos, sem exclusão de qualquer parte do território nacional, coletando informações sobre o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas. Resultados: Nossos resultados mostram que 4,1% da população usou ATS pelo menos uma vez na vida (4,5% entre as mulheres e 3,9% entre os homens). O consumo no último ano atingiu 1,6% da população (2,2% entre as mulheres e 1,1% entre os homens). O status socioeconômico mais elevado mostrou-se como um fator de risco para o uso de ATS enquanto educação teve um efeito protetor. Existe associação entre o consumo de ATS, cocaína, cannabis e outras substâncias ilícitas.

Palavras-chave: estimulantes do tipo anfetamina, ATS, prevalência, dependência, epidemiologia, Brasil.

Acessar artigo na íntegra aqui

Compartilhe