Perfil Sócio Demográfico, Padrões de Uso e Histórico de Tratamento entre Dependentes Químicos Acolhidos na Comunidade Terapêutica: Uma análise da Idade de Início de Experimentação de Drogas

Perfil Sócio Demográfico, Padrões de Uso e Histórico de Tratamento entre Dependentes Químicos Acolhidos na Comunidade Terapêutica: Uma análise da Idade de Início de Experimentação de Drogas.

 Autores: Eliane Rosemeire Lopes, Marluce Machado Da Paz Perussi, Matheus Leite Praça

Orientação: Clarice S Madruga, PhD

Coordenação do Curso: Marcelo Ribeiro, PhD

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo, SP – Brasil

Contato: matheuslp@rocketmail.com

RESUMO

O presente estudo desenvolveu-se nas Comunidades Terapêuticas do Instituto Padre Haroldo Rahm, organização não governamental localizada no município de Campinas, SP. Teve por objetivo descrever o perfil sócio demográfico em uma amostra de 100 indivíduos, de ambos os sexos, em tratamento, seu consumo de substâncias e seu histórico de tratamentos, além de investigar a idade de início de uso de cada substância. Os dados coletados apontaram uma predominância de indivíduos do sexo masculino, de baixo nível socioeconômico, baixo grau de escolaridade, sem vínculos empregatícios e uma alta prevalência de pacientes possuir problemas legais. Conclui-se que o uso precoce das diversas substâncias, bem como a evidente situação de vulnerabilidade da amostra torna seu processo de recuperação mais oneroso e complexo, suscetível a um maior número de episódios de tratamento, causando prejuízos ao sujeito, sua família e sociedade.

Palavras-Chave: Substâncias Psicoativas, Rede Recomeço, Dependência Química, São Paulo, Tratamento.

Acesse o artigo na íntegra aqui

Compartilhe