Dependência Química e Comorbidade Psiquiátrica: Perfil Sociodemográfico e Prevalência de Ansiedade e Depressão em Pacientes da Comunidade Terapêutica Santa Carlota – Instituto Bairral de Psiquiatria, Município de Itapira, SP

Dependência Química e Comorbidade Psiquiátrica: Perfil Sociodemográfico e Prevalência de Ansiedade e Depressão em Pacientes da Comunidade Terapêutica Santa Carlota – Instituto Bairral de Psiquiatria, Município de Itapira, SP.

 Autores: Marco Aurelio Tosta Longo, Maísa Francisca Baggini, Marcelo Ortiz de Souza, Gabriela Alves da Silva

Orientação: Clarice Sandi Madruga, PhD

Coordenação do Curso: Marcelo Ribeiro, PhD

 

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo, SP – Brasil

Contato: marcoaureliotlongo@hotmail.com

Resumo:

Os transtornos de ansiedade e do humor são comumente encontrados em indivíduos dependentes de álcool e outras drogas e interferem de forma direta no tratamento e prognóstico desses pacientes. O presente artigo teve como objetivo verificar o perfil sócio demográfico e prevalência de sintomas de ansiedade e depressão entre os pacientes da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota [CTSC] – Instituto Bairral de Psiquiatria, através da aplicação de um questionário semi- estruturado e da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão [HADS]. O trabalho objetivou também avaliar a prevalência desses sintomas em pacientes que se encontram nas diferentes etapas do tratamento. Foram avaliados 60 sujeitos do gênero masculino, que preencheram os critérios DSM- IV para dependência de substâncias psicoativas. A amostra constituiu-se usualmente de indivíduos jovens, sendo 48,3% (n=29) entre 20 e 30 anos, solteira (70%, n=42), com mais de 10 anos de estudo (56,7%). A maioria não trabalha (75%), e tem filhos (58,3%). Dos participantes, 65% relataram fazer uso de bebidas alcoólicas, mas 51,7% relataram algum problema relacionado ao consumo do álcool. A amostra foi composta por um grande contingente de fumantes (86,7%). Quanto ao resultado geral, levantando-se a prevalência de sintomas, verificou-se que não apresentavam sintomas ansiosos ou depressivos, respectivamente 57% e 78% dos indivíduos. A prevalência global de sintomas ansiosos foi de 43% e de sintomas depressivos 22%. Nas três faixas de severidade dos sintomas ansiosos e depressivos, não houve diferença significativa entre os usuários das substâncias avaliadas. O estudo demonstrou alta prevalência de transtorno de ansiedade e depressão associado à dependência química na população analisada, estando de acordo com a descrita na literatura.

Palavras Chave: Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias, Transtornos Psiquiátricos, Comorbidade, Ansiedade e Depressão.

Acesse o artigo na íntegra aqui

Compartilhe