Tendências da violência entre parceiros íntimos no Brasil: Dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD)

Tendências da violência entre parceiros íntimos no Brasil: Dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD)

Elizabeth Z. Ally, 1 – Ronaldo Laranjeira,1 – Maria C. Viana,1,2 – Ilana Pinsky,1– Raul Caetano,3 – Sandro Mitsuhiro,1 – Clarice S. Madruga,1

1 Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (INPAD), Departamento de Psiquiatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.

2 Universidade Federal do Espı’rito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil.

3 Prevention Research Center, Instituto do Pacífico para Pesquisa e Avaliação, Calverton, MD, EUA.

 

Resumo:

Objetivo: Comparar as taxas de prevalência da violência entre parceiros íntimos (VPI) em 2006 e 2012 em uma amostra de domicílios nacionalmente representativa no Brasil. As associações entre VPI e o uso de substâncias psicoativas também foram investigadas.

Método: VPI foi avaliada usando o Conflict Tactic Scale-R em duas ondas (2006/2012) do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas. As taxas de prevalência ponderada e o modelo de regressão logística ajustado foram calculados.

Resultados: As taxas de prevalência da vitimização na VPI diminuíram significativamente, especialmente entre as mulheres (8,8 para 6,3%). As taxas de Agressão na VPI também diminuíram significativamente (10,6 para 8,4% para o total da amostra e 9,2 para 6,1% nos homens), bem como os índices de violência bidirecional (por indivíduos que atuava simultaneamente como vítimas e autores da violência) (3,2 para 2,4% para o total da amostra). O uso de bebidas alcoólicas aumentou a probabilidade de ser vítima (odds ratio [OR] = 1,6) e agressor (OR = 2,4) na VPI. Usar drogas ilícitas aumentou até 4,5 vezes a probabilidade de ser um agressor.

Conclusões: Apesar da redução significativa na maioria dos tipos de VPI entre 2006 e 2012, a violência perpetrada pelas mulheres não foi significativamente reduzida, e as taxas nacionais atuais ainda são altas. Além disso, este estudo sugere que o uso de álcool e outras drogas psicoativas desempenha um papel importante na VPI. Iniciativas de prevenção devem levar em consideração o uso indevido de drogas.

 Palavras-chave: Violência doméstica; violência por parceiro íntimo; epidemiologia; violência; Brasil

Acessar o artigo na íntegra aqui

Compartilhe