O Perfil Sociodemográfico do CAPS ad de Cubatão. A Percepção Subjetiva da Motivação pela Busca do Tratamento e o Impacto do Consumo Percebido

O Perfil Sociodemográfico do CAPS ad de Cubatão.A Percepção Subjetiva da Motivação pela Busca do Tratamento e o Impacto do Consumo Percebido.
Autores: Edjane Viana De Souza, Marlei Ferreira Andrade e Mauro Ramos
Coordenador do curso: Marcelo Ribeiro de Araújo,PhD Orientador: Clarice Sandi Madruga, PhD
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)
Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD São Paulo, SP – Brasil
Contato:
edjane.viana@hotmail.com
marlei-andrade@hotmail.com
mauroramosto@gmail.com
Resumo
Introdução: É notório o aumento das questões de saúde pública em razão do abuso do consumo das drogas, acarretando um conjunto de prejuízos sociais que possivelmente influenciam na busca ao tratamento.
Objetivo: Identificar a percepção dos pacientes dos CAPS ad do município de Cubatão quanto à motivação pela busca do tratamento e as consequências do seu consumo.
Métodos: A amostra composta por pacientes do mencionado serviço, que participaram de 2 grupos de acolhimento e 1 grupo de prevenção à recaída, perfazendo um total de 41 participantes. Cada entrevistado respondeu a um questionário padronizado.
Resultado: Conforme análise dos entrevistados delinearam-se dois grupos. Aqueles que não perceberam o consumo impactando no comportamento (NCIC) e o grupo que percebeu o impacto do consumo (CIC).
Conclusão: Embora o estudo tenha a amostra limitada, a hipótese é que os indivíduos não impactados pelo consumo tiveram seus impactos negativos minimizados pela rede familiar disponível. Aqueles expostos a violência urbana apresentam maior impacto de consumo no comportamento e consequente atos.

Palavras-chaves: Dependência Química, Políticas Públicas, Tratamento, Motivação, Percepção.

 

Acesse o artigo na íntegra aqui

Compartilhe