A influência da depressão no impacto da dependência química na família

A influência da depressão no impacto da dependência química na família.

 Autores: Patricia Bernardete de Abreu, Nadia Basile

Orientação: Clarice Madruga, PhD

 

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo, SP – Brasil

Contato: patriciabernardete@hotmail.com

 

Resumo

Objetivo: Este artigo tem o objetivo de verificar o impacto da Dependência Química entre os familiares dos dependentes internos em Comunidade Terapêutica.

Método: Estudo transversal, descritivo e qualitativo. Foram entrevistados 20 familiares que tiveram convívio direto com o dependente químico nos últimos meses. Com diferentes graus de parentesco, de ambos os sexos, com idade entre 21 e 80 anos, com diferentes graus de instrução, estado civil. Os dados foram colhidos através de entrevista sócio demográfica e dos instrumentos de avaliação FMI e BDI.

Resultado: A maioria dos familiares apresentou um alto Impacto na Família devido à convivência com um dependente de substâncias psicoativas. Pouco mais da metade não apresentou nenhum índice de depressão. Entre o que apresentaram, os índices de depressão variaram entre leve, moderada e severa. Percebe-se maior impacto em familiares com depressão dos que os sem.

Conclusões: A convivência com dependente químico afeta diretamente muitos outros membros do sistema familiar, não sendo fator determinante o grau de parentesco. O impacto causado pode acarretar complicações sociais, econômicas, ou de saúde. Não podemos dizer que a dependência química não favoreça a depressão, porém a relação direta entre as duas doenças não foram esclarecidas.

Palavras Chave: Dependência Química, Depressão, Família, Impacto Familiar.

Acesse o artigo na íntegra aqui

Compartilhe