O perfil sociodemográfico, histórico do uso de substâncias e de tratamento, e a indicação de ansiedade e depressão dos pacientes em tratamento no grupo de álcool e drogas do ambulatório médico de especialidades psiquiátricas Dra. Jandira Masur.

O perfil sociodemográfico, histórico do uso de substâncias e de tratamento, e a indicação de ansiedade e depressão dos pacientes em tratamento no grupo de álcool e drogas do ambulatório médico de especialidades psiquiátricas Dra. Jandira Masur.

 

Autores: Renato Ferreira das Neves, Fabiana Ferreira Maia, Mateus Monteiro Latorre

Orientação: Clarice S. Madruga, PhD

Coordenação do Curso: Marcelo Ribeiro, PhD

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD)

Curso de Especialização em Dependência Química UNIAD

São Paulo / SP – Brasil

Contato: renato.enfpq@yahoo.com.br

 Resumo

Objetivo: Conhecer o perfil sociodemográfico, o histórico do uso de substâncias e de tratamento e se há indicação de ansiedade e depressão dos pacientes em tratamento no grupo de Álcool e Drogas do AME Psiquiatria Dra. Jandira Masur. Método: Foi realizado um estudo observacional transversal quantitativo e descritivo com 32 pessoas, entre o período de 17 de maio de 2016 até 30 de junho de 2016. O questionário usado na pesquisa consistiu em perguntas de múltipla escolha de fácil entendimento. Resultado: Os pacientes eram em sua maioria do sexo masculino, solteiros e com idade média de 38 anos. As substâncias mais consumidas “na vida” e a média de idade em que houve o primeiro contato foram: o álcool aos 16 anos (100%), a maconha aos 18 anos (78%), o tabaco aos 15 anos (69%) e a cocaína aos 18 anos (63%). As substâncias que continuam sendo consumidas no “último ano” são: o álcool com 97%, em seguida o tabaco com 56%, a cocaína com 47% e a maconha com 41%. Os participantes procuram tratamento mais especificamente para cessar o consumo de álcool e cocaína, sendo que a maioria nunca fez tratamento no AME Psiquiatria. Mais da metade da amostra apresenta indicação de algum grau de ansiedade e menos da metade algum grau de depressão segundo a escala (HADS). Conclusão: conclui-se que o alto risco dessa população em apresentar sofrimento psíquico em seus variados graus torna-se muito provável, principalmente devido aos sintomas de ansiedade e depressão, alertando para a possibilidade de comorbidades psiquiátricas primárias e/ou secundárias ao diagnóstico de dependência química.

Palavras-chave: AME; Psiquiatria; HADS; Ansiedade; Depressão; Substâncias Psicoativas.

 

 

Compartilhe