Perfil do usuário de Substancias Psicoativas em uma Comunidade Terapêutica e Fatores Relacionados ao Tempo entre Reconhecimento da Dependência Química como Problema e a Busca por Ajuda

Autor: Andreia Galves Gori

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal descrever o perfil sociodemográfico e padrão de uso de substâncias psicoativas do paciente em tratamento na Comunidade Terapêutica (CT) pertencente à Rede Recomeço. Este estudo também se propõe a verificar o tempo que o usuário de Substâncias Psicoativas (SPA) leva para procurar algum tipo de tratamento, a partir do reconhecimento de seu uso como problema.

Pesquisa observacional quantitativa com delineamento transversal realizada com 32 pacientes em tratamento. Os resultados mostraram que a média de idade da amostra estudada foi de 36 anos, a maioria sem vínculo empregatício, sem renda e com baixo nível de escolaridade. A grande maioria da amostra era de poliusuários e mais da metade relatou já ter tido algum problema com a justiça. Quase a totalidade (91%) dos entrevistados relatou ter problemas com o uso de drogas há mais de 5 anos, mas apenas 28% já procurava por tratamento há mais de 5 anos.

Conclui-se que o perfil dos usuários é semelhante ao que se encontra na literatura. Em relação ao tempo que o usuário de drogas leva para procurar algum tipo de ajuda, desde que se percebe com problemas, observou-se não existir uma explicação etiológica simples que consiga contemplar todos os aspectos desta fase considerada ambivalente. Sabe-se que o uso de substâncias múltiplas pode dificultar a adesão do paciente a intervenções terapêuticas e seu sucesso. O conhecimento de aprofundado do perfil dos pacientes permite a elaboração de estratégias mais eficazes de tratamento e manutenção da abstinência.

Palavras-chave: Dependência química; Substâncias psicoativas; Comunidade terapêutica; Programa recomeço.

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

Compartilhe