A prevalência de ansiedade e depressão nos indivíduos que buscaram tratamento no grupo de apoio ao dependente químico do grupamento de infraestrutura e apoio de São José dos Campos – SP

Autor: Evelyn Carneiro

Resumo

Este estudo, do tipo observacional-transversal quantitativo, teve por objetivo descrever o perfil sociodemográfico, bem como investigar a prevalência de ansiedade e depressão dos indivíduos que buscaram tratamento no Grupo de Apoio ao Dependente Químico, do Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos-SP, entre os meses de janeiro e março de 2015. Entre os 12 sujeitos homens entrevistados, 10 são servidores públicos civis da União e 2 são militares da Força Aérea Brasileira.

A média de idade dos pacientes em tratamento, no grupo de apoio, foi de 50 ± 6,11 anos (média ± DP), sendo 35 a mínima e 56 a máxima. Quanto ao tipo de droga pela qual o sujeito procurou tratamento, foi possível perceber que, em sua maioria, o álcool foi a substância preponderante na procura por ajuda: 11 sujeitos (92%); e apenas 1 (8%) procurou tratamento pela dependência de cocaína e álcool.

Em relação à prevalência de comorbidades psiquiátricas, foi observado que 8 sujeitos (67%) possuem indicação de ansiedade e 7 sujeitos (58%) possuem indicação de depressão. Este estudo mostrou que a maioria dos sujeitos dependentes químicos, em tratamento no grupo de apoio, possui indicação para transtorno de ansiedade e depressão, bem como também apontou para a importância da implantação de programas de tratamento à dependência química no local de trabalho.

Palavras-chave: Dependência química; Ansiedade; Depressão.

Leia o artigo na íntegra

btn-download-pdf

Compartilhe